18 e 19 de Outubro de 2019
Hotel Wish Serrano
Av. das Hortências, 1480 - Centro
Gramado - RS


Sobre

Prezados Colegas,

A SPTRS tem o prazer de convidá-lo para participar do 4° Simpósio Internacional de Hipertensão Pulmonar, organizado por nossa sociedade, que ocorrerá na formosa Gramado e contará com a presença dos maiores especialistas nacionais sobre o tema, além de expoentes internacionais convidados.

Venham todos aprimorar o conhecimento sobre Hipertensão Pulmonar e desfrutar do convívio entre colegas e palestrantes, nesse evento considerado o maior e melhor de toda America Latina !

Cordial Abraço,
Adalberto Sperb Rubin
Presidente - SPTRS

Palestrantes

#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#

Stephan Rosenkranz, MD, é cardiologista intervencionista e atua como chefe do Centro de Hipertensão Pulmonar da Universidade da cidade de Köln, Alemanha, e lidera o Centro de Pesquisa Cardiovascular da mesma cidade. Formou-se na Universidade “Justus-Liebig-University”, em Giessen na Alemanha, antes de se tornar médico e pesquisador na Universidade da cidade de Köln. Possui pós-doutorado pela Harvard Medical School, EUA. Atualmente, é presidente do grupo de trabalho “Circulação pulmonar e função ventricular direita” da Sociedade Europeia de Cardiologia.

DR. STEPHAN ROSENKRANZ (DE)

DRA. MARJORIE GEORGE (USA)

Chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre.

DR. ADALBERTO RUBIN

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1999), residência em medicina interna no complexo ospitalar da santa casa (2001-2002), em cardiologia clínica (2003-2004), em cardiologia intervencionista (2005-2006), mestrado (2010) e doutorado (2013) pelo instituto de cardiologia do rio grande do sul. Foi fellow de pesquisa em cardiologia durante doutorado sanduiche na Harvard Medical School (2010-2011). Atualmente é cardiologista hemodinamicista do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre e médico do centro de pesquisa clínica do Instituto de Cardiologia do RS.

ANDRÉ MANICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1998). Atua como cirurgião no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, RS. Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular (1999-2002), Instituto de Cardiologia, Porto Alegre, RS. Mestrado em Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia, Cirurgia de Arritmias (2007). Doutorado em Cardiologia pela Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre (2012). Clinical Research Fellow pela Duke University, Durham, EUA (2010). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Membro da Academia Nacional de Medicina pelo programa Jovens Lideranças (2015). Membro da Câmara Técnica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. Tem experiência e atua nas áreas de cirurgia de revascularização do miocárdio, cirurgia para fibrilação atrial, cirurgias de válvulas mitral e aórtica, aneurismas e dissecções de aorta torácica, cirurgia para tromboembolismo pulmonar, defeitos cardíacos congênitos, marcapassos, ressincronizadores e desfibriladores cardíacos implantáveis, e transplantes cardíacos.

ÁLVARO ALBRECHT

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e com residência médica em radiologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (2009). Pós-doutorado em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Cîências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mestre em Medicina (radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto de Radiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, da Pontifícia Universiade Católica de Porto Alegre e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Imagens Médicas da ISCMPA e UFCSPA (LABIMED - Medical Imaging Research Lab) e do Centro de Imagem Molecular do INSCER- PUCRS. Também é médico radiologista da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do INSCER/PUCRS (Médico Radiologista torácico). É membro da European Respiratory Society, American Roentgen Ray Society, Radiological Society of North América e da Sociedade Gaúcha de Radiologia. Tem mais de 160 publicações científicas, em parceria com mais de 40 pesquisadores. Foi estagiário em radiologia do Cardiothoracic Centre em Liverpool (Inglaterra), Heidelberg University Hospitals- ThoraxKliniK (Alemanha),Fairfield General Hospital em Manchester (Inglaterra), Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, além da Universidade Federal de Santa Maria e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Sua principal linha de pesquisa é a radiologia com interesse especial as patologias torácicas.

BRUNO HOCHHEGGER

Graduação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2000. Residência médica em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2001 a 2002. Residência médica em Pneumologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2003 a 2004. Preceptoria da residência médica da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2005. Doutorado pela Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com foco em hipertensão pulmonar - 2010.

CAIO FERNANDES

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (1997), Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia pelo IC/FUC (2009) e é Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva (adulto) pelo COFFITO (2015). Atualmente é Diretor do Serviço de Fisioterapia e Centro de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, Coordenador e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia do RS e Coordenador e Professor dos Cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética da Universidade La Salle em Canoas (Unilasalle). Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Reabilitação Cardíaca, Terapia Intensiva e Gestão de Serviço, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, ventilação mecânica, cirurgia cardíaca, manejo e função pulmonar, reabilitação cardiolpulmonar e metabólica, transplante cardíaco e gestão de serviços de saúde e gestão acadêmica.

CHRISTIAN CORONEL

Professora adjunta da Escola de Medicina da PUCRS. Doutora em Medicina pela PUCRS, em associação com Medizinische Hochschule Hannover. Pneumologista do Serviço de Pneumologia e Centro de Pesquisa Clínica do HSL-PUCRS.

DANIELA BLANCO

Cardiologista Intervencionista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Participou de vários estudos clínicos em hipertensão pulmonar realizando cateterismos cardíacos.

FABIO FURINI

Graduação em Medicina, em 1978, na Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC. Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica no FMUSP. Pós- Graduação em Cirurgia, Nível Doutorado, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Vice-Presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Entre outros.

FÁBIO JATENE

Possui residencia-medicapela (1986). Atualmente é Diretor Assistencial da Hospital Júlia Kubitscheck - FHEMIG e Coordenador do Serviço de Pneumologia da Hospital Madre Teresa.

FREDERICO THADEU ASSIS FIGUEIREDO CAMPOS

Fisioterapeuta e Educador Físico. Doutor e Mestre em Pneumologia pela UFRGS. Especialista em Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR) e Esportiva (SONAFE). Pesquisador do Centro de Hipertensão Pulmonar da Santa Casa de Porto Alegre. Professor do curso de Fisioterapia e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Universidade La Salle. Coordenador da especialização em Fisioterapia Cardiovascular da Faculdade Inspirar. Membro da ERS/ALAT/SBPT/ASSOBRAFIR/SONAFE.

FABRÍCIO FONTOURA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Pneumologia - Pavilhão Pereira Filho, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Clínica Médica pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua na área de Pneumologia, com ênfase à pesquisa clínica em asma, DPOC e Hipertensão Pulmonar.

FERNANDA BRUM SPILIMBERGO

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1995). Atualmente é cardiologista e coordena o grupo de hipertensão pulmonar do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Também coordena o atendimento clínico do centro de Hipertensão Pulmonar e Tromboembolismo pulmonar crônico do Instituto de Cardiologia-Fundação Universitária de Cardiologia, é presidente do Grupo de Circulação Pulmonar – GECIP da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiologia, Hipertensão Pulmonar, Transplante.

GISELA MARTINA B. MEYER

Médica Pneumologista e responsável pelos residentes no Laboratório de Função Pulmonar do Hospital de Clínicas da UFPR Médica Pneumologista responsável pelo Ambulatório de Hipertensão Pulmonar/Circulação Pulmonar do Hospital de Clínicas da UFPR Conselheira titular do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

GLAUCIA BARBIERI

Epidemiologista. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Patologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA. Coordenador do Registro Sul Brasileiro de Pacientes com Hipertensão Pulmonar.

GUILHERME WATTE

Cirurgião de torax - Cirtorax salvador e Santa Casa da Bahia Responsável pelo programa de tromboendarterectomia pulmonar - Hospital Santa Izabel.

IURY MELLO

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986). Atualmente é professora adjunta da Disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina e médico assistente do Hospital São Paulo (Universidade Federal de São Paulo) Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial pulmonar, embolia pulmonar aguda e crônica. Experiência prévia em transplante pulmonar, pós-operatório em cirurgia torácica e doenças intersticiais pulmonares.

JAQUELINA SONOE OTA ARAKAKI

Graduado em fisioterapia pela Universidade LaSalle. Pós-Graduando em fisioterapia respiratória e cardiovascular. Possui experiência como coordenador de pesquisa e fisioterapeuta no centro de hipertensão pulmonar da Santa Casa de Porto Alegre. Atualmente atua como fisioterapeuta no Hospital Nossa Senhora das Graças- Canoas/RS.

LUCAS DE LIMA GRANADA

Possui graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), residência médica em Clinica Médica (1997), residência médica em Pneumologia (2000), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem título de especialista pela sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, em Endoscopia Respiratória pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral e em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Atualmente é médico contratado e preceptor da residência em pneumologia do Serviço de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. e chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças da circulação pulmonar (embolia pulmonar e hipertensão pulmonar), doenças pulmonares parenquimatosas difusas (fibrose pulmonar idiopática e outras doenças intersticiais) e acompanhamento pneumológico de pacientes candidatos e submetidos a transplante de órgãos sólidos.

MARCELO BASSO GAZZANA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1990). Fez residência em cardiologia e especialização em ecocardiografia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui título de especialista em cardiologia e ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e título de especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Atualmente é médica cardiologista com atuação na área de ecocardiografia no Hospital São Francisco do Complexo hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre e Ecoclínica em Viamão. Atua em medicina intensiva como médica plantonista no Hospital Mãe de Deus. É orientadora do estágio em ecocardiografia no Hospital São Francisco do Complexo hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. Trabalha na linha de pesquisa clínica em hipertensão pulmonar como ecocardiografista.

MÁRCIA CASTILHOS PUCHALSKI

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1991). Residência médica em PNEUMOLOGIA (1995) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Mestrado em PNEUMOLOGIA na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Coordenou a unidade de pesquisa clínica em PNEUMOLOGIA do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ entre 2000 e 2011. Coordenou a pesquisa clínica em Pneumologia da Amil Lifesciences entre 2012-2015. Atualmente coordena a Unidade de Pesquisas Clínicas do Hospital Dia do Pulmão, Blumenau-SC. Tem ampla experiência com pesquisa clínica na área de Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, asma grave, DPOC, hipertensão arterial pulmonar, infecções e bronquiectasias, fibrose pulmonar.

MARINA LIMA

Mestre em Pneumologia pela UFRGS Aperfeiçoamento em Transplante de Pulmão e Hipertensão Pulmonar no Toronto General Hospital Preceptor da Residencia médica em Pneumologia e coordenador do centro de referência em Hipertensão Pulmonar do Hospital Universitário - UFSC.

ROGER PIRATH RODRIGUES

O Prof. Rogério de Souza, responsável pela Unidade de Circulação Pulmonar da Divisão de Pneumologia do Incor, recebeu no dia 21 de setembro, em Copenhagen/Dinamarca, o “Pulmonary Arterial Hypertension Research Award”, prêmio de destaque da European Respiratory Society. A distinção da entidade europeia é concedida a um seleto grupo de personalidades cuja contribuição para a ciência e a tecnologia médica na especialidade é relevante em âmbito mundial. A carreira acadêmica do Prof. Rogério está concentrada na FMUSP, onde se graduou (1994), fez residência médica em pneumologia (1997), concluiu doutorado (2001) e livre-docência (2006). O médico foi preceptor do Serviço de Pneumologia (1998) e professor visitante da Universidade de Paris XI (2005-2006). Atualmente é professor-associado da FMUSP, Chair do Comitê de Circulação Pulmonar da Sociedade Europeia de Medicina Respiratória (ERS), Editor Associado do European Respiratory Journal e Editor-Chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia.

ROGÉRIO DE SOUZA

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1993) e Especialização em Pneumologia. Atualmente, atua como médica pneumologista no Hospital Júlia KubistcheK / FHEMIG , no Hospital Madre Teresa, e na prefeitura de Nova Lima. Professora da Pontifícia Universidade Católica- Unidade Betim no curso de Medicina e na cadeira de Semiologia Respiratória.

VIRGINIA GUIMARAES

Programação Completa

 

 

TEMAS LIVRES

4º Simpósio Internacional de Hipertensão Pulmonar

Normas para submissão de resumos (em português)


Temas Livres   


a. Título.
b. Descrição dos autores e respectivas afiliações.
c. Fundamento ou referencial teórico: breve revisão da literatura.
d. Objetivo: enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
e. Materiais e métodos: descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho, bem como descrever os métodos utilizados para a coleta de dados e as intervenções realizadas. Quanto ao delineamento, indicar se é uma série de casos, um estudo observacional, um estudo de caso e controle, um estudo prospectivo, um ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento.
f. Resultados: devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades. Não será permitido o envio de tabelas ou figuras no resumo. No entanto, o autor poderá utilizá-las no pôster.
g. Conclusões: indicar claramente as conclusões do estudo.  


Casos Clínicos

a. Título.
b. Descrição dos autores e respectivas afiliações.
c. Fundamento ou referencial teórico: breve revisão da literatura.
d. Objetivo: apresentar claramente que se trata de um caso clinico e o que ele traz de novo para ser apresentado no congresso.
e. Resultados ou Caso Clínico: descrever as características do caso. Não será permitido o envio de tabelas ou figuras no resumo. No entanto, o autor poderá utilizá-las no pôster.
f. Conclusões: descrever o que o caso traz de novo em relação ao já sabido da literatura. Concluir com alguma direção futura.


Submissão dos resumos

Os resumos deverão ser submetidos através do formulário de 12/08/2019 até 02/10/19. Após a submissão, o autor receberá um e-mail confirmando a inscrição do resumo no prazo de até 07 dias. Não há limite para o envio de resumos de um mesmo autor.

Limite de 3000 caracteres para os resumos

*Nesta contagem não serão considerados os nomes dos autores e suas respectivas afiliações.


Normas para elaboração e apresentação do Pôster

Tamanho recomendado para o pôster

- Largura: 90 cm
- Altura: 120 cm


Recomendamos que os pôsteres sejam confeccionados com cordão para pendurar.


Dicas:

- O pôster é um resumo ilustrado. Tente ser efetivo na disposição visual dos dados.
- Mostre o que mais importa de sua pesquisa. O que foi realizado, como foi realizado e o que se recomenda ou se conclui.
- Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões, etc.
- Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.
- Evite focar nos métodos. Realçar os resultados e implicações que são mais relevantes. Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores). Blocos de textos devem conter aproximadamente 50 palavras.
- O texto deve ser visível a uma distância de um metro, aproximadamente.


Baixe o Aplicativo

 

Fale Conosco

Telefone

(51)3384-2889/99554-7362

Localização:

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul Av. ipiranga, 5311 - Jardim Botânico - 90610-001 - Porto Alegre/RS

Hotel Wish Serrano Auditório Érico veríssimo



Av. das Hortências, 1480 - Centro, Gramado - RS, 95670-000 Telefone: (54) 3295-8000

Realização



Agradecimento Especial:

#
#
#
#
#
#
#