Tabagismo

As crianças que vivem em famílias com fumantes sofrem mais infecções respiratórias e internações do que aqueles em fumo - lugares livres, porque os pequenos são mais vulneráveis ao tabagismo passivo devido a sua superfície inferior corpo e porque antes de 18 meses eles passam 60 a 80% do tempo em casa.

Estas são as principais conclusões de um estudo publicado na revista "Prevenção do Tabagismo" pela Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR), que determinou que as crianças expostas ao fumo passivo do tabaco (HAT) recebem uma dose anual total de nicotina equivalente a fumar entre 60 e 150 cigarros.

O número de episódios de infecções do trato respiratório superior em crianças expostas foi maior do que as que não sofreram exposição, seja o pai o fumante ou a mãe o fumante.
Crianças expostas à fumaça ambiental do tabaco tiveram uma média de nove episódios de infecções respiratórias versus 7,4 das crianças não expostas; 11,8 consultas com o pediatra em comparação com 9,4 dos não expostos; uma média de encaminhamentos para atendimento especializado de 1,9 versus 1,1.

Em contraste, no caso de infecção do trato respiratório inferior, apenas a diferença no número de episódios em crianças expostas e não expostas quando a mãe era fumante foi  estatisticamente significante. Por tipo de infecção respiratória, as crianças expostas à THB tiveram um número significativamente maior de episódios de bronquiolite do que aquelas não  expostas.

Os resultados referentes aos hábitos de fumar de adultos que vivem com crianças são: 37% dos pais fumantes relataram fumar, em comparação com 26% das mães (a soma de 19%  fumaram durante a gravidez e 7% que não fumavam na gravidez) e 46% dos principais cuidadores.

"Estes dados refletem que uma alta porcentagem de fumantes em domicílios com crianças e uma alta porcentagem de mulheres grávidas que continuam a fumar durante a gravidez e  tabagismo no grupo dos cuidadores primários," disse Eva Higes, neumóloga Hospital Fundação Alcorcón Madrid e diretor da revista Tobacco Prevention SEPAR (Sociedade  Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica). Fonte: EFE


Todas Notícias