A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS) conta com um importante braço político na Câmara Técnica de Pneumologia do Cremers. 

A Câmara Técnica é um órgão assessor da Diretoria e do Plenário do Cremers. Tem na sua composição três membros indicados pelo Conselho e três indicados pela SPTRS, submetidos à aprovação do Plenário do Cremers. Conta com membros de Porto Alegre e do interior do Estado. 

A composição atual é Luciano Bauer Grohs - coordenador da Câmara Técnica (Caxias do Sul), Claudio André Klein (Lajeado), Luis Octávio Madureira Freire (Porto Alegre), Paulo Dalcin (Porto Alegre) e Luiz Carlos Corrêa da Silva (Porto Alegre). 

As reuniões são ordinárias, uma vez por mês e extraordinárias, podendo ser convocadas pela própria câmara ou pela diretoria do Cremers. Na pauta, temas trazidos como necessários pela Câmara Técnica, diretoria do Conselho ou Conselheiros, a partir de consultas, por exemplo Ouvidoria. 

A Câmara Técnica também tem autonomia para convidar outros colegas para participar de reuniões sobre temas específicos. A atuação se dá a partir da elaboração de pareceres, que são submetidos à Câmara Técnica e posteriormente ao Conselho, tornando-se a legislação vigente sobre tema específico. Por exemplo, a Resolução sobre Provas de Função Pulmonar define importantes papéis, como por exemplo, quais exames têm obrigatoriedade de presença do médico durante a execução.